Olá a todos. Até onde pude observar, vi que todos concordam com a importância do topo da pirâmide para o rumo de uma organização, o nível tático como sendo o "pensador" de como cumprir as metas e gerir as equipes da base da pirâmide, contudo gostaría de apresentar uma outra ótica sobre a "importência" do nível tático:
Imagine que os "donos", ou agora "conselheiros", da empresa enxergaram uma excelente oportunidade a algum tempo atrás, arriscaram-se e colocaram em prática um serviço ou produto de destaque no mercado. São então reconhecidos e bons frutos com o passar do tempo e a empresa começa a crescer quase que exponencialmente em uma fase de expansão e reestruturação.
A partir deste ponto os profissionais mais dedicados começam a tornar-se gestores (coordenadores, gerentes e diretores, etc) da organização, encarando de frente os problemas do crescimento repentino, as dores de cabeça em nível tático, relacionamento com fornecedores e preocupações com os objetivos traçados, a gestão das equipes e metas a cumprir. Em algum tempo a experiência destes, agora gestores, em termos de negócio, começa a amadurecer conhecendo diversos "caminhos das pedras" possibilitando-os estar alinhado/afinado com o rumo traçado pelos estrategistas. Alinhados ao ponto de servirem como Consultados em certas decisões, passando alguns destes de consultados a conselheiros quando uma certa confiança do topo da pirâmide estiver formada para com o caráter de tais gestores de nível tático.
Agora a experiência adquirida de tais gestores lhes permite ter visões muito mais maduras de oportunidades de mercado e, além do mais, até este ponto já possuem um excelente "networking" com pessoas da mesma empresa e também de outras empresas, fato que possibilita, juntamente com o mercado de trabalho aquecido (ou mal qualificado), um giro corporativo que por alguns é considerado até mercenário.
Não estou de maneira alguma questionando o potencial e a importância do nível estratégico, apenas gostaria de trazer essa ótica da importância para uma organização de tais gestores e principalmente da importância de fidelizar tais ocupantes do nível tático pois são os ocupantes deste recheio* da pirâmide que muitas vezes fazem acontecer na prática os projetos que levam uma organização aos resultados planejados e esperados pelo topo da pirâmide.
*Lembre-se: recheio geralmente é o que dá mais trabalho para "preparar" mas em compensação é o que dá melhor resultado no objetivo final do "paladar".
Sites interessantes e Fontes:
http://www.aedb.br/seget/artigos09/213_seget%20A%20importancia%20do%20planejamento%20tatico.pdf
http://www.efdeportes.com/efd160/os-niveis-de-planejamento-nas-organizacoes.htm
http://www.scribd.com/doc/40233066/Natura
http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/cat/giro-corporativo_25.html
Espero ter contribuído. Abraços.