2009-12-20

Influência das Cores no Réveillon

Chegando final do ano e algumas pessoas já começam a preparar o presente do amigo oculto, os presentes de natal, viagens, almoços, jantares e há os que já saem a procura da roupa que vestirão na contagem regressiva de término de ano.

A escolha da roupa não se limita apenas ao modelo, tendência ou marca, mas abrange também um detalhe muito importante para quem acredita na influência delas, as cores.

Normalmente usa-se branco, e alguns mais apaixonados com peças intimas em vermelho, ou os mais ambiciosos, alguns detalhes em amarelo, e por ai vai.


Retirei deste site um trecho contendo os significados mais comuns na crença popular sobre as cores que se vestem na virada do ano.

"O preto, assim como o branco, é uma cor neutra significa silêncio. Quando usado com brilho indica nobreza. É conhecido por afinar a silhueta, mas geralmente é deixado de lado em ocasiões como o Reveillon, por carregar consigo uma atmosfera mais pesada. 

O vermelho significa, força, amor, dinamismo, é uma cor quente que demonstra a paixão das pessoas, seja por alguém, ou simplesmente pela vida.

O laranja é a cor da alegria, da felicidade aquela que contagia qualquer um. É ótimo para ser usado em estampas.

O verde é a cor da natureza. Ele remete a tudo que lembra o natural, como a calma, harmonia e a alegria.

O amarelo lembra ouro, dinheiro, riquezas. É a cor que ilumina traz a coragem para seguir em frente. Para aqueles que estão precisando de uma graninha extra, nunca é de mais arriscar. Para quem gosta de mais brilho, vale trocar o amarelo pelo dourado.

Já o rosa é a cor do romance, ideal para aquelas mulheres delicadas, que adoram um amor. Um vestidinho rosa claro se bem trabalhado com os acessórios, maquiagem e com cabelo podem formar um visual de arrasar para esse Reveillon.

O roxo é a cor dos pensadores, uma cor misteriosa. É usada normalmente por quem quer atingir o poder.

O cinza por se a cor das incertezas, não fica muito bem para quem quer algo concreto para o novo ano que se aproxima. No entanto, por ser uma cor neutra, é capaz de acrescentar um ar de elegância ao visual. Pode ser substituído pelo prata, se a intenção for gerar um pouco mais de glamour.

O azul é a cor da maturidade, que traz calma e descanso. A combinação de azul claro com branco forma um belo degradê. Uma ótima opção para quem vai passar a virada perto da água, seja em algum navio, na praia ou na beira de uma piscina.

Para finalizar, o marrom. Por ser da cor da terra, remete à solidez; indica segurança em todos ramos da vida. No Ano Novo ele brilha mais quando usado em cintos, calçados, acessórios ou ainda em estampas."


De um tempo pra cá venho tendo comportamentos um tanto quanto "inusitados" nesta época próxima ao réveillon quando o assunto são as cores

Pois bem, a minha concepção é "um pouco diferente" da grande maioria.

Pra mim, como para a maioria das pessoas, o branco, simboliza a paz, mas não somente isso. O branco pra mim também significa refletir, seguindo o conceito de ótica na física que diz que o branco reflete todas as cores, e por isso é branco.

agora começam as diferenças...

O preto, em meu ver, significa como na física, o que não reflete, mas sim o que absorve. Significa o contrário da paz, mas não no sentido de violência, mas sim no sentido de batalha, o que a princípio parece a mesma coisa, mas não é.

Notem que em velórios ou enterros, é comum que ao menos se deseje ao indivíduo em óbito que "descanse em paz", e a paz é simbolizada pela cor branco, embora todos insistam ir de preto.

E quando devemos desejar um ano com muitas conquistas, usam o branco, que logo, simboliza a paz. Ou seja, quando se quer que alguém descanse, usam preto, e quando querem prosperidade, usam branco, a cor do sossego? Como diria Gabriel, O Pensador: "...quem espera nunca alcança.".


Quero deixar claro que não importa qual a cor que você use ou deixe de usar, o que quero trazer à tona com essa reflexão é tratar o descaso das pessoas com seus próprios ideais diante de um ano repleto de desafios e conquistas por vir.

Venho em alguns réveillons usando a cor preto pois pra mim significa a guerra, as batalhas de cada dia, onde você tem a chance de ao menos tentar vencer na vida, e não ficar sossegado no branco, esperando a conquista chegar até você.

A capacidade da cor preto de absorver maior energia também significa pra mim absorver/atrair maior número de obstáculos para o ano seguinte.

Mas ai você, faminto, se pergunta o porquê de um faminto querer mais obstáculos para si, e cada vez mais ano após ano.

Você, assim como todo o mundo, já reclamou de alguma situação na vida, algum momento difícil que lhe parecia injusto (não estou dizendo que não seja) e veja como passou... veja como superou o obstáculo daquele momento, assim você cresceu e evoluiu, aprendeu algo (espero).

No mundo dos negócios são nesses momentos que verdadeiros empreendedores encontram chance de um negócio. Como na analogia do vendedor de lenços que fica rico com as lágrimas alheias. São nessas "necessidades" próprias ou alheias, que surgem boas oportunidades de alavancar um empreendimento. Foi assim que aconteceu com a Microsoft, a Google, a Coca-Cola e a grande maioria das empresas de grande porte.


Não se pode ser um vencedor se você não vencer algo, e essas dificuldades que encontramos (e na maioria das vezes nos lamentamos) ao longo de qualquer que seja o ano, seja ele do calendário Maia ou não, são a única fonte que temos pra poder vencer de alguma forma em nossas vidas.


Espero que tenham entendido o ponto que quis chegar ao puxar o assunto e caso queiram inspirar-se vejam novamente o clipe da música Até Quando? (principalmente a estrofe que fala em mudança), o artista, vocês já sabem.


Obs.: Desculpem-me amigos, familiares e conhecidos nos poucos velórios que vou, mas em desejo de que "presunto" descanse de verdade, irei de branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário