2011-08-15

Evolução Humana - Percepção


Homens são mais espertos 
Cada administrador possui seus segredos para a gestão de seus negócios. Dicas são importantes, criatividade é essencial e competência administrativa é o fundamento básico para gerir bem um negócio.
Cada um de nós tem uma reação diferente para cada ação embora algumas pareçam muito umas com as outras, é o que chamamos de perfil. Existem desde perfis conservadores, dinâmicos, tímidos, extravagantes, arrojados, organizados, desorganizados, enfim, uma grande diversidade de recursos que nos diferenciam do pensamento alheio.

Gerir bem não é uma tarefa fácil. Conhecer o mercado, tendências, economia, cultura, ter experiência, motivação e amor ao que faz são apenas alguns dos itens que nos direcionam no modo de comandar e ser comandado. Alguns são líderes natos, outros conquistam isso ao longo do tempo mas todos os líderes conseguem gerir pessoas, a parte geralmente mais difícil quando se tem equipes que dependem umas das outras para que o resultado final seja alcançado. Todo negócio tem seu objetivo. Pode ser desde apenas ganhar dinheiro, independente da forma que o faça, até mesmo não ser motivado pelo dinheiro como ONGs de cunho meramente social ou outros grupos que o valham. Afinal o meio ambiente tem valor monetário?

Visões diferentes são extremamente importantes para o crescimento e a evolução do pensamento. O que seria da estrutura do DNA se não houvessem mutações e combinações genéticas ao longo da evolução humana? ainda teriamos o mesmo parentesco próximo com os primatas? Estaríamos usando o polegar e a nossa massa cinzenta aumentada pelo nosso ancestral consumo de carne vermelha (que me perdõem os vegetarianos, mas foi assim que o cérebro aumentou sua capacidade de funcionamento).
A mistura é o diferencial! Você odeia conviver com pessoas de diferentes tamanhos, crenças, opções sexuais ou religiosas? diferentes etnias e diversos gostos musicais? Se sim, está fadado ao fracasso no mundo dos negócios... O mundo muda cada vez mais rápido. Você acha isso? Seus pais acham que o nosso tempo passa muito rápido em relação ao deles e que o aproveitamos pouco. Os pais deles achavam que no tempo em que seus pais tinham sua idade as coisas já voavam, agora então...
A percepção de dinamismo muda conforme a evolução principalmente da comunicação ao redor do globo. Quanto mais integrado mais ágil o sistema; e quanto mais ágil o sistema mais ele exige de mim, de você e de qualquer outrem.
A 30 anos atrás ter o primeiro grau completo era um privilégio para muito poucos. Não exigia-se que tivesse esse tipo de qualificação. Alguns anos depois tornou-se algo comum e a partir daí o segundo grau completo (hoje ensino médio) passou a ser então um diferencial enorme para conseguir um emprego. Ter o segundo grau completo é para a geração daqueles acima de 30 ou 40 anos algo incomum e uma espécie de patamar raramente atingido (na época) para quem não fosse da classe A ou B. Hoje em dia ter um diploma de nível superior não é mais garantia de emprego nenhum. Há profissionais mal formados que sequer atuaram onde empenharam-se (ou não). Onde dedicaram quatro anos ou mais (porque anteriormente não existiam, ou pelo menos não eram tão difundidos os cursos tecnólogos ou técnicos de formação rápida para o mercado) para ter uma profissão, uma carreira, um ganha pão a que dedicar-se e sequer gostam do que fazem e quando o fazem.

Expandir seu negócio é o sonho de todos os gestores, todos os donos de seus negócios, todos os empreendedores. Todos querem ficar ricos. "Todos querem ir ao céu mas ninguém quer morrer!". Essa é uma frase genial e traduzindo-se para o nosso dia a dia é o mesmo que dizer que sem iniciativa, sem risco, não há lucro. Não estamos tomando como predicativa que é bom ter um piloto de avião super dinâmico e arrojado que adora inventar manobras e de olhos fechados em pleno voo. Até mesmo o risco tem de ser planejado. Disso todos sabem, embora muito poucos o pratiquem.
O enfoque hoje é muito mais na sensibilidade não só do mercado, mas das pessoas, dos consumidores do que na melhoria do processo de trabalho em si. Você pode muito bem pagar por uma pesquisa de mercado ou tendência de consumo mas nenhuma dessas lhe dará a invenção de algo revolucionário, do desejo latente das pessoas consumirem algo que nem conhecem, de convencê-las a isso. A sensibilidade está em alta. Não é mais o trabalhador braçal e altamente disciplinado que dá lucro ao negócio ao fazer centenas ou milhares de peças iguais ao longo do dia, semana ou mês. É o, agora ativo, "colaborador" que precisa pensar, ser pró-ativo, dinâmico, inovador, motivado e líder, que fala diversas línguas e tem a cabeça aberta a novas idéias, aquele que é auto-didata e que busca seu aprimoramento pessoal constantemente, que tem como base valores fortes e bem estruturados familiarmente que é a jóia rara do mercado.

Puxa, quanta coisa. Pois é. Você conhece alguém assim? Eu conheço vários diamantes assim e que precisam apenas serem lapidados para brilharem como o raiar do dia ou a luz da lua cheia. São pessoas muito próximas a mim e a você, talvez até mesmo você. É um tipo de pessoa que vive mais, que preocupa-se mais com a própria saúde, que previne-se mais, que acolhe e que perdoa mais, que enxerga mais do que cinco ou seis tipos de cores, que tem o sentido aguçado o suficiente para perceber que alguém  precisa de um abraço ou de um ombro amigo. Esse tipo de pessoa não está em extinção, pelo contrário. Seu número vem crescendo dentre "nós", pouco evoluídos. Podemos dizer que esse tipo de pessoa tem em sua genética, uma pré-disposição que atormenta esse tipo de pessoa por quase toda a vida mas que mesmo assim é uma barreira na maioria das vezes contornada e esse tipo de pessoa sai-se muito bem neste quesito. Seu enfoque não é apenas em aparência, mas é nesse equilibrio de dois mundos que essa "classe" de seres extraordinários exuberantemente consegue destacar-se. Por si só são geradores da vida e a carregam brilhante e veementemente durante cerca de 40 semanas que as transformam não só no corpo mas também na mente. Dizem que é quando se gera a vida que se compreende na totalidade, que é aí que o verdadeiro amor brota.

Mulheres são esse "tipo" de ser humano incrível que tem evoluído muito mais que o outro tipo durante o passar dos séculos. A história nos mostra isso. Passaram de sexo frágil a poderosas e dominadoras em seus respectivos ninhos, logo após em seus locais de trabalho, passando de mão de obra mais barata a líderes (ainda em processo). Alcançam pouco a pouco o carinho e admiração (se é que podemos tratar dessa forma) seus eleitores também, pela visão de ter uma mãe acolhedora mas rígida na conduta de seu povo que atualmente se destacam na liderança de seus respectivos governos, seja como figura principal ou como braço direito destes. Elas estão dominando!!! E assim vai continuar. Você acha que por ter mais força física, comprovada pela ciência, do que elas você pode dominá-las? hahaha, coitado. Bem vindo terceiro milênio. Durante esse período nós "homens" seremos os dominados, os "oprimidos", os escolhidos, usados sexualmente e os liderados de forma gradual e acentuada.
São estes os seres que vão ou dominar a liderança de nossos negócios ou tomá-los de nós, mas cá entre nós prefiro correr o risco. São estes os seres capazes de captar de forma muito mais acentuada e precoce o desejo de consumidores e potenciais consumidores. Ou você acha que a maioria dos recrutadores são do sexo feminino porque elas não se dão muito bem com números? (pode até ser que algumas sim. Mas o potencial de percepção destes seres é muito mais aguçado que o nosso e isso as tornam "concorrentes" incríveis no quesito topo de pirâmide).

Você pode até achar muitas delas fúteis e sem conteúdo pelo fato de preocuparem-se com a beleza com que tratam o abrigo de suas respectivas almas, mas na verdade é muito mais sutil e ponderado do que parece. Se não vejamos:
Quem é que deseja usufruir da "futilidade" da beleza e falta de essência que elas te representam? elas? algumas, vai... mas na sua quase totalidade são os tipos mais frágeis e mais facilmente manipulados, é... desculpe me dizer, mas são os homens.

Agora vejamos por outro ângulo: Homens são os tipos que olham, que desejam, mas muito mais que isso, demonstram esse desejo pelas mulheres. Se por um acaso for homem, faça o seguinte teste - quando passar uma mulher linda, exuberante, maravilhosa pela sua frente tente não olhar para ela. Se você tiver uma motivação ao seu lado te beliscando ou olhando para sua face ridícula e escrupulosa de uma raposa faminta em busca de sua presa a ponto de babar, aí tudo bem... mas tente executar essa façanha quando estiver sozinho sem ninguém pra te "policiar". Se for conciso o bastante em seu pensamento experimente sutilmente olhar para o olhar das mulheres não tão deslumbrantes a volta da mulher que você está louco para admirar visualmente... Quando amadurecer o bastante, o que demora para os homens, vai notar que pode sim haver inveja no olhar das outras mulheres que não estão sendo o foco da maioria naquele exato momento, mas que nada mais é do que o olhar do concorrente em busca da percepção fina em busca do desejo latente de seus consumidores em busca de um produto ou serviço. E antes que venham dizer que as vejo como produtos ou serviços invejosos e meramente sexuais, fúteis e sem conteúdo, venho esclarecer que estou apenas fazendo uma comparação de evolução da percepção humana. Percepção esta que as leva a melhorarem por si só e com uma auto-crítica incrível com vontade, não de moldar-se aos padrões da moda, mas para se melhorarem para seus companheiros, seus filhos, e porque não seus vizinhos, os caras do trabalho e todos os outros que ficarem babando pela beleza deslumbrante de seus magníficos corpos? É assim que melhoram sua auto-estima. É assim que percebem o "desejo" do "mercado" à sua volta, é assim que moldam, dominam e manipulam seus potenciais "consumidores" bestiais e primitivos.

Quantos dos homens que você conhece que sabe que está fora do peso, faz dieta, vai ao médico regularmente, presenteia (mesmo que com palavras de carinho) a quem se ama, que abraça e afaga seus próximos, que está sempre preocupado com suas crias e seus entes, que enxerga mais que cinco ou seis tipos de cores (e todas em tons próximos ou iguais) mas que principalmente que busca o amor declaradamente em suas vidas mesmo nos momentos carnais e prazerosos?

Reflita, pense, repense... você não vai chegar a lugar algum neste momento. Pare de se lamentar por enquanto e apenas aceite que você tem um sentido muito menos aguçado que elas. Aproveite-se disso, e se tiver algum neurônio ainda em atividade, explore-as intelectualmente, ou seja, contrate-as. Procure não trabalhar em meio apenas masculino. É depreciante, é depressivo e muito, mas muito escroto. Se você pensa em ser líder, aprenda a pensar, pelo menos minimamente, como uma mulher ou ao menos tentar pensar como uma delas pensaria. Se for tão incompetente quanto eu apenas aprenda a ouví-las no mundo dos negócios, mas não aceite tudo ou a sua empresa será delas!




Hesron Hoffmann Hori está seriamente pensando em fazer uma cirurgia de mudança de sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário