2011-09-16

Receita Cappuccino Caseiro

Cappuccino

400g Leite em Pó (1 lata)
400g Achocolatado em Pó (1 lata)
100g Café Solúvel Extra Forte (1 lata)
50g Pó para Chantilly (1 pacote)
2 col café Bicarbonato de Sódio
5 col sopa Cacau/Chocolate em Pó (50% cacau em caso de Chocolate)
2 col sopa Canela em Pó

1 - Peneirar o achocolatado em uma vasilha. Reserve os grãos que não passaram pela peneira;
2 - Bater no liquidificador o café solúvel, o bicarbonato de sódio, o cacau/chocolate em pó, a canela em pó, o pó para chantilly e os grãos que sobraram do achocolatado.
3 - Peneirar a mistura do liquidificador na mesma vasilha do achocolatado já peneirado.
4 - Misture o leite em pó com o restante na vasilha.
5 - Mexa bem até obter uma mistura homogênea.
6 - Aqueça bem o leite e coloque a gosto a mistura (recomendo 2 col sopa por xícara grande).
7 - Adoce a gosto.

Obs.1: O leite em pó já contém lactose;
Obs.2: Não recomendado para pessoas com intolerância/baixa tolerâncioa à lactose;

2011-08-15

Evolução Humana - Percepção


Homens são mais espertos 
Cada administrador possui seus segredos para a gestão de seus negócios. Dicas são importantes, criatividade é essencial e competência administrativa é o fundamento básico para gerir bem um negócio.
Cada um de nós tem uma reação diferente para cada ação embora algumas pareçam muito umas com as outras, é o que chamamos de perfil. Existem desde perfis conservadores, dinâmicos, tímidos, extravagantes, arrojados, organizados, desorganizados, enfim, uma grande diversidade de recursos que nos diferenciam do pensamento alheio.

Gerir bem não é uma tarefa fácil. Conhecer o mercado, tendências, economia, cultura, ter experiência, motivação e amor ao que faz são apenas alguns dos itens que nos direcionam no modo de comandar e ser comandado. Alguns são líderes natos, outros conquistam isso ao longo do tempo mas todos os líderes conseguem gerir pessoas, a parte geralmente mais difícil quando se tem equipes que dependem umas das outras para que o resultado final seja alcançado. Todo negócio tem seu objetivo. Pode ser desde apenas ganhar dinheiro, independente da forma que o faça, até mesmo não ser motivado pelo dinheiro como ONGs de cunho meramente social ou outros grupos que o valham. Afinal o meio ambiente tem valor monetário?

Visões diferentes são extremamente importantes para o crescimento e a evolução do pensamento. O que seria da estrutura do DNA se não houvessem mutações e combinações genéticas ao longo da evolução humana? ainda teriamos o mesmo parentesco próximo com os primatas? Estaríamos usando o polegar e a nossa massa cinzenta aumentada pelo nosso ancestral consumo de carne vermelha (que me perdõem os vegetarianos, mas foi assim que o cérebro aumentou sua capacidade de funcionamento).
A mistura é o diferencial! Você odeia conviver com pessoas de diferentes tamanhos, crenças, opções sexuais ou religiosas? diferentes etnias e diversos gostos musicais? Se sim, está fadado ao fracasso no mundo dos negócios... O mundo muda cada vez mais rápido. Você acha isso? Seus pais acham que o nosso tempo passa muito rápido em relação ao deles e que o aproveitamos pouco. Os pais deles achavam que no tempo em que seus pais tinham sua idade as coisas já voavam, agora então...
A percepção de dinamismo muda conforme a evolução principalmente da comunicação ao redor do globo. Quanto mais integrado mais ágil o sistema; e quanto mais ágil o sistema mais ele exige de mim, de você e de qualquer outrem.
A 30 anos atrás ter o primeiro grau completo era um privilégio para muito poucos. Não exigia-se que tivesse esse tipo de qualificação. Alguns anos depois tornou-se algo comum e a partir daí o segundo grau completo (hoje ensino médio) passou a ser então um diferencial enorme para conseguir um emprego. Ter o segundo grau completo é para a geração daqueles acima de 30 ou 40 anos algo incomum e uma espécie de patamar raramente atingido (na época) para quem não fosse da classe A ou B. Hoje em dia ter um diploma de nível superior não é mais garantia de emprego nenhum. Há profissionais mal formados que sequer atuaram onde empenharam-se (ou não). Onde dedicaram quatro anos ou mais (porque anteriormente não existiam, ou pelo menos não eram tão difundidos os cursos tecnólogos ou técnicos de formação rápida para o mercado) para ter uma profissão, uma carreira, um ganha pão a que dedicar-se e sequer gostam do que fazem e quando o fazem.

Expandir seu negócio é o sonho de todos os gestores, todos os donos de seus negócios, todos os empreendedores. Todos querem ficar ricos. "Todos querem ir ao céu mas ninguém quer morrer!". Essa é uma frase genial e traduzindo-se para o nosso dia a dia é o mesmo que dizer que sem iniciativa, sem risco, não há lucro. Não estamos tomando como predicativa que é bom ter um piloto de avião super dinâmico e arrojado que adora inventar manobras e de olhos fechados em pleno voo. Até mesmo o risco tem de ser planejado. Disso todos sabem, embora muito poucos o pratiquem.
O enfoque hoje é muito mais na sensibilidade não só do mercado, mas das pessoas, dos consumidores do que na melhoria do processo de trabalho em si. Você pode muito bem pagar por uma pesquisa de mercado ou tendência de consumo mas nenhuma dessas lhe dará a invenção de algo revolucionário, do desejo latente das pessoas consumirem algo que nem conhecem, de convencê-las a isso. A sensibilidade está em alta. Não é mais o trabalhador braçal e altamente disciplinado que dá lucro ao negócio ao fazer centenas ou milhares de peças iguais ao longo do dia, semana ou mês. É o, agora ativo, "colaborador" que precisa pensar, ser pró-ativo, dinâmico, inovador, motivado e líder, que fala diversas línguas e tem a cabeça aberta a novas idéias, aquele que é auto-didata e que busca seu aprimoramento pessoal constantemente, que tem como base valores fortes e bem estruturados familiarmente que é a jóia rara do mercado.

Puxa, quanta coisa. Pois é. Você conhece alguém assim? Eu conheço vários diamantes assim e que precisam apenas serem lapidados para brilharem como o raiar do dia ou a luz da lua cheia. São pessoas muito próximas a mim e a você, talvez até mesmo você. É um tipo de pessoa que vive mais, que preocupa-se mais com a própria saúde, que previne-se mais, que acolhe e que perdoa mais, que enxerga mais do que cinco ou seis tipos de cores, que tem o sentido aguçado o suficiente para perceber que alguém  precisa de um abraço ou de um ombro amigo. Esse tipo de pessoa não está em extinção, pelo contrário. Seu número vem crescendo dentre "nós", pouco evoluídos. Podemos dizer que esse tipo de pessoa tem em sua genética, uma pré-disposição que atormenta esse tipo de pessoa por quase toda a vida mas que mesmo assim é uma barreira na maioria das vezes contornada e esse tipo de pessoa sai-se muito bem neste quesito. Seu enfoque não é apenas em aparência, mas é nesse equilibrio de dois mundos que essa "classe" de seres extraordinários exuberantemente consegue destacar-se. Por si só são geradores da vida e a carregam brilhante e veementemente durante cerca de 40 semanas que as transformam não só no corpo mas também na mente. Dizem que é quando se gera a vida que se compreende na totalidade, que é aí que o verdadeiro amor brota.

Mulheres são esse "tipo" de ser humano incrível que tem evoluído muito mais que o outro tipo durante o passar dos séculos. A história nos mostra isso. Passaram de sexo frágil a poderosas e dominadoras em seus respectivos ninhos, logo após em seus locais de trabalho, passando de mão de obra mais barata a líderes (ainda em processo). Alcançam pouco a pouco o carinho e admiração (se é que podemos tratar dessa forma) seus eleitores também, pela visão de ter uma mãe acolhedora mas rígida na conduta de seu povo que atualmente se destacam na liderança de seus respectivos governos, seja como figura principal ou como braço direito destes. Elas estão dominando!!! E assim vai continuar. Você acha que por ter mais força física, comprovada pela ciência, do que elas você pode dominá-las? hahaha, coitado. Bem vindo terceiro milênio. Durante esse período nós "homens" seremos os dominados, os "oprimidos", os escolhidos, usados sexualmente e os liderados de forma gradual e acentuada.
São estes os seres que vão ou dominar a liderança de nossos negócios ou tomá-los de nós, mas cá entre nós prefiro correr o risco. São estes os seres capazes de captar de forma muito mais acentuada e precoce o desejo de consumidores e potenciais consumidores. Ou você acha que a maioria dos recrutadores são do sexo feminino porque elas não se dão muito bem com números? (pode até ser que algumas sim. Mas o potencial de percepção destes seres é muito mais aguçado que o nosso e isso as tornam "concorrentes" incríveis no quesito topo de pirâmide).

Você pode até achar muitas delas fúteis e sem conteúdo pelo fato de preocuparem-se com a beleza com que tratam o abrigo de suas respectivas almas, mas na verdade é muito mais sutil e ponderado do que parece. Se não vejamos:
Quem é que deseja usufruir da "futilidade" da beleza e falta de essência que elas te representam? elas? algumas, vai... mas na sua quase totalidade são os tipos mais frágeis e mais facilmente manipulados, é... desculpe me dizer, mas são os homens.

Agora vejamos por outro ângulo: Homens são os tipos que olham, que desejam, mas muito mais que isso, demonstram esse desejo pelas mulheres. Se por um acaso for homem, faça o seguinte teste - quando passar uma mulher linda, exuberante, maravilhosa pela sua frente tente não olhar para ela. Se você tiver uma motivação ao seu lado te beliscando ou olhando para sua face ridícula e escrupulosa de uma raposa faminta em busca de sua presa a ponto de babar, aí tudo bem... mas tente executar essa façanha quando estiver sozinho sem ninguém pra te "policiar". Se for conciso o bastante em seu pensamento experimente sutilmente olhar para o olhar das mulheres não tão deslumbrantes a volta da mulher que você está louco para admirar visualmente... Quando amadurecer o bastante, o que demora para os homens, vai notar que pode sim haver inveja no olhar das outras mulheres que não estão sendo o foco da maioria naquele exato momento, mas que nada mais é do que o olhar do concorrente em busca da percepção fina em busca do desejo latente de seus consumidores em busca de um produto ou serviço. E antes que venham dizer que as vejo como produtos ou serviços invejosos e meramente sexuais, fúteis e sem conteúdo, venho esclarecer que estou apenas fazendo uma comparação de evolução da percepção humana. Percepção esta que as leva a melhorarem por si só e com uma auto-crítica incrível com vontade, não de moldar-se aos padrões da moda, mas para se melhorarem para seus companheiros, seus filhos, e porque não seus vizinhos, os caras do trabalho e todos os outros que ficarem babando pela beleza deslumbrante de seus magníficos corpos? É assim que melhoram sua auto-estima. É assim que percebem o "desejo" do "mercado" à sua volta, é assim que moldam, dominam e manipulam seus potenciais "consumidores" bestiais e primitivos.

Quantos dos homens que você conhece que sabe que está fora do peso, faz dieta, vai ao médico regularmente, presenteia (mesmo que com palavras de carinho) a quem se ama, que abraça e afaga seus próximos, que está sempre preocupado com suas crias e seus entes, que enxerga mais que cinco ou seis tipos de cores (e todas em tons próximos ou iguais) mas que principalmente que busca o amor declaradamente em suas vidas mesmo nos momentos carnais e prazerosos?

Reflita, pense, repense... você não vai chegar a lugar algum neste momento. Pare de se lamentar por enquanto e apenas aceite que você tem um sentido muito menos aguçado que elas. Aproveite-se disso, e se tiver algum neurônio ainda em atividade, explore-as intelectualmente, ou seja, contrate-as. Procure não trabalhar em meio apenas masculino. É depreciante, é depressivo e muito, mas muito escroto. Se você pensa em ser líder, aprenda a pensar, pelo menos minimamente, como uma mulher ou ao menos tentar pensar como uma delas pensaria. Se for tão incompetente quanto eu apenas aprenda a ouví-las no mundo dos negócios, mas não aceite tudo ou a sua empresa será delas!




Hesron Hoffmann Hori está seriamente pensando em fazer uma cirurgia de mudança de sexo.

2011-06-27

Campanha #TrocoMaximo

Transporte Coletivo

 A nova campanha #TrocoMaximo iniciada no twitter tem por objetivo inundar, em forma de protesto pacífico,  de notas de troco máximo o sistema de transporte coletivo nas cidades onde ele funciona mal.
O objetivo é protestar para que hajam melhorias no transporte coletivo como o aumento da frota, vias exclusivas para o transporte coletivo, mais conforto,  menos atraso e tarifas decentes e correlatos à qualidade do serviço prestado.

(Re)twitte o texto abaixo e ajude a melhorar a vida de cerca de 65% dos brasileiros* que utilizam o transporte coletivo, ou dos 70% que não usam mas que usariam caso fosse de boa qualidade.

"#TrocoMaximo Pague com o troco máximo o transporte público e ajude a fazer um DDoS em protesto à qualidade do Transporte Coletivo no Brasil."

2011-05-26

A Felicidade

Cena do filme "à Procura da Felicidade" com Will Smith
Texto "A Felicidade", por Vanusa Ferreira da Silva:

"A maioria das pessoas vivem em busca da felicidade. Mas o que é felicidade?  Qual a reação do corpo humano quando se alcança?
Felicidade é um sentimento alcançado por pessoas de classes e épocas diferentes e motivos variados.
Pode ser a conquista de um objeto de valor ou um simples sorriso, um reencontro, um reconhecimento por uma tarefa feita.
As reações do corpo humano também são variadas: euforia, lágrimas, coração acelerado... E o que dizer das pessoas que se encontram em estado vegetativo, mas que ao ouvir a voz de uma pessoa que tanto goste, se emocione. Algo que não é visível para nós, uma emoção sentida dentro da corrente sanguínea, em seu cérebro.
Não existe uma fórmula para que as pessoas sejam felizes. A felicidade está dentro de nós e cada pessoa busca de maneiras diferentes. Fazem seu próprio caminho, não importando em que época viveu.
Um sentimento que uma hora ou outra iá aparecer."

O texto simples e reflexivo nos remete a diversas situações  boas e a outras nem tanto. Nos faz pensar sobre o motivo pelo qual estamos acordando, pegando filas, trabalhando, estudando, pagando contas, querendo aumentos de salários... se é que isso tudo realmente é um processo para alcançar uma "felicidade" ou se a cada etapa deste processo nossa felicidade é conquistada. Neste post há um vídeo mostrando uma reflexão exclusivamente sobre o Dinheiro que nos faz pensar profundamente, em termos de felicidade, o que ele nos representa, ou deveria nos representar.

Estou feliz em realizar este post, e os motivos, como Vanusa mesmo cita em seu breve texto, são complexos e ao mesmo tempo muito singulares, sendo únicos para cada pessoa em cada momento de sua vida.

Feliz Felicidade sedentos de conhecimento.


Hesron Hoffmann Hori nada mais é que um pobre infeliz, feliz com seus posts beirando a genialidade da loucura ou a loucura da genialidade, contemplando a beleza e a obscuridão das coisas mais felizes e das mais infelizes que o mundo proporciona. Chega de versos e de felicidades. Vão se foder! =)

2011-03-29

Curitiba 318 Anos

Ligeirão de Curitiba  
Curitiba faz dia 29 de março 318 anos e lança melhoria em sua frota de ônibus do sistema "ligeirão" que leva cerca de 53 mil passageiros/dia. Os novos ônibus tem cor azul, conduz 250 passageiros ao invés de 170 dos antigos biarticulados vermelhos e são movidos 100% com biocombustível.

Belezas e confortos a parte, já que os veículos novos da Volvo e Neobus possuem mais conforto, esses ônibus são a muito uma base importante da imagem da cidade, com bom planejamento e urbanização. Imagem de cidade limpa e cidade modelo e sustentável.

A empresa que articula o transporte coletivo na cidade é a URBS e é com ela que as empresas compõem a frota. É, então, nestas empresas que trabalham motoristas e cobradores (nos ônibus articulados/biarticulados/ligeirinhos não há presença de cobrador). Estes cobradores e principalmente motoristas, que antigamente eram "formados" pelas empresas passando de alguns anos de trabalho como cobrador, conhecendo a rotina e o trabalho no dia a dia dos motoristas, é que passavam então por treinamento e qualificação para a função de motorisas. Estes que tem em mãos muitas vidas por zelar.

Hoje, no aniversário da cidade, uma destas figuras - o motorista - e eu tivemos um monólogo, no qual eu fui o agente ouvinte e o motorista, um homem jovem de mais ou menos 30 anos onde ele desabafou longamente, cerca de 10 km logo após um casal de jovens abraçados atravessava lenta e despretenciosamente uma esquina sem olhar para trás averiguando o perigo por vir.
O motorista atento desacelerou, freou levemente e passou por sorte longe do casal que, mesmo após o motorista buzinar ao passar ao lado, não olhou para lugar algum. O homem então começou o monólogo com duração de 23 minutos, onde dentre muitas informações do funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade, filosofou desprazerosamente sobre a magnífica importância de ser motorista, para o público externo aos problemas e a medíocre função de ser motorista, tendo um ponto de vista de quem exerce a função.

O motorista retratou então que o "sistema" depende dos motoristas para manter a imagem da cidade modelo, cidade limpa, cidade sustentável. Em seu momento "Descartes" ele cita que a cidade sustenta sua imagem em cima desse sistema de transporte coletivo, criticado por alguns e bem avaliado por outros. Não foram exatamente estas as palavras deferidas pelo homem pouco contente em sua função heróica com 6 horas de trabalho quase sem ida ao banheiro ou para um lanche (garantido por lei 15min), muito menos que o "carro" que trabalha das 5 h da manhã à 1 h da madrugada, mas deu a entender então o homem:
"Os motoristas carregam consigo toda a imagem de sustentabilidade, de praticidade, de limpeza e funcionalidade nesse sistema de transporte. É nos ligeirinhos que se espera locomoção rápida, nos ligeirões mais ainda. Nos articulados/biarticulados o custo/benefício. Nos alimentadores a integração. Na linha turismo a beleza e história da cidade/estado".

O desabafo do jovem motorista nos faz pensar o quanto reclamamos ao pararmos em um terminal por 2 ou 3 minutos (onde os motoristas se ausentam para satisfazer suas necessidades humanas fisiológicas ou trocam de motorista pela sua tabela mal definida). Faz-nos refletir a respeito do quanto reclamamos em diversas situações sem sequer colocar-nos no lugar de quem está sofrendo a pressão no nomento.

No aniversário da cidade que é considerada pela Forbes como 3ª cidade mais "esperta" do mundo e uma das mais sustentáveis do mundo coloquemo-nos à disposição de pelo menos pensar como seriam nossas vidas sem algumas das seguintes funções:
Motorista
Cozinheiro(a)
Lixeiro(a)
Auxiliar
Secretária(o)

Prostituta(o)
Vereador(a)

Deputado(a)
Prefeito(a)
Senador(a)
Governador(a)
Presidente(a)

Fica uma montagem de uma música de Gabriel, O Pensador excelente e que retrata um pouco este contexto.



Hesron Hoffmann Hori é padeiro e tem pelo menos o "pão de cada dia" citado no vídeo acima.

2011-03-16

Ganhe Dinheiro Fácil e Rápido em Casa - Trabalhe Pouco e Ganhe Muito

Batata de Biquini
Não eu não estou falando dessas pirâmides ou correntes para ganhar dinheiro fácil. A marca Ruffles, da Elma Chips, lançou no Brasil a promoção "Faça-me Um Sabor" na qual você cria um novo sabor para o salgadinho do tipo chips muito conhecido mundialmente.

As regras são simples:
Escolha um nome original
Coloque os principais ingredientes que darão o sabor, não vá colocar batata como ingrediente porque isso é óbvio não é?, como pimentão ou queijo.
Escolha uma foto que inspirou você a ter a idéia, ou uma que represente ou se aproxime disso.

Premiação:
Serão escolhidos 3 finalistas dentre os quais o público irá escolher o sabor vencedor a ser lançado.
Os três finalistas ganharão R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em Certificados de Ouro.
O vencedor receberá mais R$ 30.000,00 (trinta mil reais), além dos R$ 20 mil, em Certificados de Ouro.
O vencedor receberá ainda 1% das vendas líquidas do produto no período de 1/7/2011 a 31/12/2011.

Período da Promoção:
26/02/2011 a 15/04/2011 - Envio de propostas para novo sabor.
15/06/2011 - Escolha das 3 edições finalistas e ganhadoras de R$ 20 mil.
01/07/2011 a 30/09/2011 - Comercialização das 3 edições escolhidas pela Comissão Julgadora e início da votação.
 17/10/2011 - Divulgação do(a) vencedor(a) da promoção e de mais R$ 30 mil e mais 1% das vendas daquele produto até o fim do ano.


Eu já fiz alguns palpites... faça você também. Perca alguns minutos e corra o risco de ficar rico aqui.

Obs.: Menores poderão participar mas, caso sejam finalistas e/ou ganhadores, responsáveis legais deverão receber o prêmio.



Hesron Hoffmann Hori é viciado em jogos de azar e adora arriscar a sorte. Está com o nome sujo na praça mas reconhece em cartório o compromisso de não pagar caso seja um dos ganhadores.

2011-03-02

A Magia do Delivery - Comer sem sair de casa

Delivery Sky



É uma verdadeira maravilha poder pedir um lanche ou refeição sem abrir mão do conforto de permanecer em casa, não pegar trânsito, não sujar e ter que lavar muita ou nenhuma louça podendo assistir a um filme, jogo ou simplesmente não ter muita intimidade com a arte culinária de transformar ingredientes em pratos.

São muitas as vantagens, obviamente que existem desvantagens como o tempo e o preço, ou motivos que levam a cada vez mais o serviço de delivery, entrega a domicílio, estar mais presente no nosso dia a dia.

Você tem muitas opções para pedir. Comida árabe, chinesa, japonesa, italiana, mexicana, pizzas e sanduíches, passando até por comidas congeladas e churrascarias, além é claro da culinária regional - uma diversidade explêndida de cores, misturas e sabores de cada cantinho de nosso pequenino país.

Englobando mais de 40 milhões de pessoas, ou seja, mais de 20% da população brasileira, segundo dados do censo do IBGE 2010, a lista abaixo mostra os melhores sites para fazer uma boa refeição sem sair de casa.


São Paulo - SP - 11244369
São Paulo Delivery
Disk Cook São Paulo

Rio de Janeiro - RJ - 6323037
Disk Cook Rio de Janeiro

Salvador - BA - 2676606
Bahia Delivery
Food Brasil Salvador

Brasília - DF - 2562963
Food Brasil Brasília
Central do Delivery

Fortaleza - CE - 2447409
Food Brasil Fortaleza

Belo Horizonte - MG - 2375444
Delivery Belo Horizonte

Manaus - AM - 1802525
Delivery Manaus
Food Brasil Manaus

Curitiba - PR - 1746896
Curitiba Delivery
Tá Na Mão Curitiba

Porto Alegre - RS - 1409939
Food Brasil Porto Alegre
Tele-Entrega Hagah

Belem - PA - 1392031
Food Brasil Belém

Goiânia - GO - 1301892
Food Brasil Goiânia

Guarulhos - SP - 1222357
Guaru

Campinas - SP - 1080999
Campinas Delivery

São Luís - MA - 10119943
Eu Achei Fácil


Bon Appétit

Obs.: Os critérios usados foram as cidades com mais de 1.000.000 (um milhão) de habitantes, dentre elas 13 capitais e mais 2 cidades de SP, classificadas em ordem populacional usando Cidade - Sigla Estado - População.


Fonte: Wikipedia



Hesron Hoffmann Hori não sabe cozinhar e ainda é preguiçoso para sair e comer fora. Adora comida cheia de gorduras, sódio, corantes, conservantes e açúcares, com poucas fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Resumindo, vive de Nissim Miojo.

2011-02-28

Diga-me com quem falas que te direi quem és, onde moras, até onde estudaste, o que comes, e principalmente, quanto ganhas!


A escrita inventada por volta de 4.000 antes de Cristo, é um fabuloso instrumento usado pela humanidade para comunicarem-se entre pessoas ou comunidades inteiras de mesma ou diferentes épocas. Era comum antes da popularização da escrita e impressão, que os ensinamentos fossem passados de gerações para gerações. O melhor método para a caça ou a pesca, as crenças de um povo, os melhores remédios e como prepará-los. Tudo isso era passado em forma de cantigas ou histórias, ou mesmo simples conversas.

Imagine agora pensar que a língua em que fosse "transcrito" o livro mais popular e vendido do mundo, a Bíblia, tivesse sofrido incontáveis alterações de sentido apenas em função da tradução de um idioma para outro ou apenas de reescrição. Pois é, suspeito, e tenho fundadas razões, para acreditar que isso tenha ocorrido. Meu nome é biblico, pelo menos é o que diz em Gênesis (46,9 e 46,12), Êxodo (6,14), Números (26,6 e 26,21), Josué (15,3 e 15,25), Rute (4,18 e 4,19), I Crônicas (2,5, 2,9, 2,18, 2,21, 2,24, 2,25, 4,1 e 5,3), e pode ser facilmente encontrado em no mínimo 16 formas dependendo da linguagem em que está escrito a Bíblia. Isso tudo em uma única palavra. Imagine o que poderia causar em um conjunto e alterando seu sentido. Poderia, por um erro de interpretação, Judas não ser o "traidor" e nem Abraão, Joseph Smith, Maomé ou Buda um "profeta"?
Como diria Dirceu Rabelo, muita confusão!


O som do trovão é único e inconfundível não é? e como escrevê-lo?...
...
...
Não consegui.

Coloque-se então no lugar de um surdo "lendo" um filme através de Closed Caption descrevendo o som: [trovão]... Perde-se toda a graça!

Bom, mas e o que tudo isso tem a ver com preconceito? Pois bem. É preciso contextualizar melhor o problema para que se possa entender melhor a magnitude.
A transcrição por meio de simbologia do trovão, em Closed Caption, é um exemplo claro de como a importância da fala supera em muito a da escrita no curto prazo, no tempo real e a escrita supera o poder da fala em tempo passado ou futuro.
Não se pode falar o som do trovão, que dirá escrevê-lo... eu poderia inventar um símbolo que o descrevesse mas como a variedade de sons emitidos por diferentes trovões invalidaria sua real tonalidade e força com uma simples letra ou conjunto delas.
É o que acontece com a formação e normatização da escrita. Nós tentamos reproduzir/eternizar algo por meio de escrita, e também por áudio e vídeo, aquilo que é inviável ficar reproduzindo o tempo todo para um monte de pessoas.

Marcos Bagno nos traz muito bem essa idéia explicando-nos que a fala nada mais é do que um processo e um produto ao mesmo tempo. Que ela evolui e que seu resultado nunca fica pronto, mas sim que existem divisores de água que marcam o que se chama de forma correta de escrever ou pronunciar como a reforma ortográfica por exemplo. A língua é muito mais que uma escrita ou a maneira de falar, é uma constante modificação dos conceitos e contextos em que está inserida.

É muito mais um preconceito social do que um preconceito linguístico, afirma Marcos, ao demonstrar que alguns grupos da sociedade mais "chegados" com a norma culta também cometem inúmeros deslizes tanto na forma de escrita quanto de fala e nem por isso são rechaçados por integrantes de seu grupo de mesmo nível intelectual, mas que recriminam descaradamente alguém menos instruído que cometa os mesmos erros.
A partir desse preconceito social, uma pessoa que fala "errado" pode até ser pré-definida, e muitas vezes o sofre, em uma classe social baixa, em uma escola ruim, com que tipo de pessoas interage intelectualmente e até quanto ganha.


Aquela história da Torre de Babel, que foi destruída para que o homem não alcançasse o céu por uma construção sua, e que foi então, a humanidade, "castigada" fazendo com que um não entendesse ao outro, ou seja, a criação de diferentes línguas é uma historinha bonitinha para um conto de fadas contudo perigosa e ignorante para explicar o surgimento de culturas diferentes.

O inglês tornou-se a língua oficial para comunicação a nível mundial. Este mesmo inglês que foi reconstruído com a libertação da colônia inglesa e de "língua filha" passou a ser a "mãe de todas" com a popularização principalmente do cinema norte-americano.

Sempre me questionava o porquê dos povos todos não falarem a mesma linguagem. Facilitaria muito pra todo mundo. Vim a compreender mais tarde que a antropologia, a psicologia, a geografia e até a matemática nos ajudam a compreender a diversificação tanto da fala quanto da escrita. Um povo inventa gírias, que podem ou não ter sentido inicialmente, depois passam a ter, se não isoladamente em um contexto, e depois passam a ser incorporadas no dialeto. E este é só um exemplo de como a língua se altera. E a coitada da escrita sempre se martirizando ao tentar acompanhá-la.



Hesron Hoffmann Hori sabe escrever e até falar todas as linguagens listadas aqui.

2011-02-25

HÁ VAGAS!* - *Exceto para Mestres e Doutores!!!

Estudantes em Laboratório
Devido a falta de boas oportunidades, de salário e carreira, muitos países como o Brasil sofreram um fenômeno denominado "brain drain" ou fuga de cérebros. Fenômeno qual acadêmicos titulados com mestrado, doutorado, pós-doutorado ou mesmo especialistas, saiam de seu país em busca de melhores oportunidades.
O Brasil oferecia até então, 2007, pouquíssimas vagas para mestres e/ou doutores a não ser no próprio âmbito acadêmico. Segundo Luiz de França da revista Você S/A o cenário hoje é completamente diferente, embora alguns dados sejam ainda contraditórios.
Um dos motivos apontados por recrutadores é de que, resumidamente, focam mais a prática e resultados do que a teoria. Ou seja, preferem escolher quem seja menos titulado e tenha mais experiência do que contratar alguém bem titulado com pouca ou nenhuma experiência/vivência no mercado. Dizem também que as universidades hoje ainda os prepara de forma inadequada para o mercado e além do mais contratar profissionais bem titulados geralmente custa mais caro, pesando na decisão.


A edição 152, de fevereiro de 2011, da revista Você S/A traz uma tabela mostrando que em 2009 o número de mestres e/ou doutores chegava na casa dos 50 mil frente os 16 mil de 1998. é uma grande massa bem qualificada e que ainda assim são rejeitados em nosso mercado.
Uma coisa é certa: países ou empresas que registram mais patentes, ou seja desenvolvem pesquisa, absorvem maior parte da mão de obra titulada além da graduação. Um belo exemplo é a Genzyme do Brasil, do ramo farmacêutico, que tem 60% de seus colaboradores com titulação de mestre, doutor ou ambos.
O artigo ainda cita países como Alemanha, Canadá, Japão, Inglaterra e Estados Unidos, com 97% das patentes registradas por empresas e só 3% das patentes produzidas pelas universidades. No Brasil a estatística é inversa. A academia corresponde por 61% das patentes criadas.


Não passa de uma questão econômica e cultural. O Brasil sempre teve muitos recursos e sempre os explorou. Ao invés de desenvolver uma tecnologia para o melhor manejo e consequentemente o melhor aproveitamento da cultura do café por exemplo, o país até pouquíssimo tempo (e isso mudou por causa de tecnologia estrangeira), apenas plantaria mais.
A lei do "mais forte sobrevive" dizimaria o país caso houvesse (como já vem acontecendo) catastróficos desastres naturais, impedindo o uso da terra, seja ela para a criação de animais, cultivo de plantas ou extração de minério, estaria falido. Seria talvez tarde demais para desenvolver novas habilidades para adequar-se ao novo cenário cultural e climático. É por esse motivo que nas eleições à presidência da república em 2010 ouviu-se tanto falar em "sustentabilidade".
Somos tecnologicamente atrasados. O governo dá poucos incentivos para a pesquisa e desenvolvimento da nossa capacidade intelectual.
É mais fácil e mais bonito, a curto prazo, mostrar a balança comercial positiva em função dos investimentos na agricultura e prestigiar a sucessão de um governo que não quis e não quer passar a impressão de que apenas ajudou aos pobres mas a toda a nação, inclusive sua economia, do que aceitar e encarar uma "derrota financeira" a curto prazo e alavancar o desenvolvimento real do país - como fez com Collor ao começar a abrir o mercado interno para o mundo, ou FHC ao começar um longo processo de estabilidade da moeda e consequentemente da economia - de sua capacidade intelectual e não somente de seus recursos.
Veja o Japão e a Alemanha. São países pequenos e com poucos recursos naturais favoráveis ao desenvolvimento econômico e são a terceira e a quarta maior economia, respectivamente, graças ao fomento à pesquisa e desenvolvimento. Isso quer dizer planejamento e pesados investimentos em educação.


Hesron Hoffmann Hori tem Mestrado em Stanford, Doutorado em Columbia e Ph.D pelo Instituto Universal Brasileiro e está atualmente desempregado.